Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 
 
 
.: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
 

Infertilidade masculina: pesquisa de microdelecções em AZF, cromossoma Y

 

Loci envolvidos
AZFa: sY84, USP9Y, GY6; AZFb: sY691, sY134, sY135, sY142; AZFc: sY152, sY157, BPY2, sY254, DAZ1, CDY1.

Aplicação
Auxiliar no diagnóstico, prognóstico e definição do tratamento de pacientes apresentando diferentes estádios de infertilidade.

Fundamento
Etiologicamente, a infertilidade masculina apresenta causas genéticas e não genéticas. De entre as causas genéticas, destacam-se as microdelecções do cromossoma Y, mais especificamente as que ocorrem no locus responsável pela espermatogénese, designado AZF (Azoospermia Factor), subdividido em três subregiões: AZFa, AZFb e AZFc. As microdelecções intersticiais (submicroscópicas, não detectáveis no cariótipo) observáveis na região AZF em pacientes masculinos inférteis, permitem-nos perceber que aí residem múltiplos genes responsáveis por diferentes etapas da espermatogénese. Apesar de ainda não existir um consenso entre o tipo de microdelecção e a gravidade do efeito espermatogénico, as microdelecções em AZFa condicionam um síndrome de células Sertoli, as microdelecções de AZFb provocam paragem em meiose I, e as microdelecções de AZFc condicionam hipoespermatogénese, quer esta curse com oligozoospermia severa ou azoospermia secretora, sendo que estas condicionam um quadro evolutivo.
As microdelecções do cromossoma Y têm sido descritas em mais de 5% dos pacientes com infertilidade idiopática. As microdelecções em AZF são encontradas em 13% dos pacientes com azoospermia por lesão severa da espermatogénese. A frequência de microdelecções das regiões AZFa e AZFb é claramente inferior à frequência de microdelecções da região AZFc.

 
 
 

Infertilidade, factor genético predisponente – Metilenotetrahidrofolato redutase – pesquisa das variantes MTHFR C677T e MTHFR A1298C

 

Locus envolvido
MTHFR

Aplicação
Auxiliar no diagnóstico, prognóstico e definição do tratamento de pacientes inférteis sem explicação aparente.

Fundamento
A Metilenotetrahidrofolato redutase (MTHFR) é a enzima reguladora mais importante do metabolismo da homocisteína. Este aminoácido constitui um metabolito da metionina, e existe num momento crítico do ciclo do folato. O folato é essencial para as reacções de síntese e metilação do DNA e para a síntese de proteínas. A deficiência de folato ocorre frequentemente e a hiperhomocisteinemia associada é considerada um factor de risco para várias doenças, incluindo a infertilidade.
Existem dois polimorfismos no gene MTHFR, C677T e A1298C, os quais podem afectar a sua actividade metabólica. A mutação C677T diminui a actividade da MTHFR e aumenta os níveis de homocisteína. A mutação A1298C reduz também a actividade da enzima, embora de forma mais moderada. Esta redução de actividade da enzima MTHFR resulta também na hipometilação do DNA, sendo que as variantes do gene MTHFR podem predispor à metilação aberrante do DNA, aumentando o risco de não-disjunção meiótica. Uma vez que a síntese e metilação são partes integrantes da espermatogénese, o metabolismo do folato é provavelmente importante neste processo.

 
 
 

Infertilidade, factores genéticos predisponentes – pesquisa de Factor V Leiden, Protrombina (PT) – pesquisa da variante G20210A

 

Locus envolvido
Loci envolvidos: Factor V Leiden (FVL), Protrombina (PT)

Aplicação
Auxiliar no diagnóstico e prognóstico de pacientes com infertilidade inexplicada e/ou abortos espontâneos recorrentes.

Fundamento
As principais causas ou factores clínicos associados aos abortos espontâneos recorrentes são anormalidades cromossómicas, alterações anatómicas, desequilíbrios endócrinos e desordens do tipo auto-imune. No entanto, existem evidências que mutações no factor V de Leiden (FVL) G1691A e no gene da protrombina (ou factor II) G20210A constituem um risco acrescido para a ocorrência de abortos espontâneos recorrentes e infertilidade.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
http://www.ukneqas.org.uk/

Laboratório de Genética Humana

Universidade da Madeira, Edifício CITMA, Campus da Penteada, 9000-360 Funchal

Webmaster: Énio Freitas | © 2007-2009